A garantia da montadora é uma das principais preocupações dos consumidores ao adquirir um carro novo.
Ela é um compromisso assumido pela fabricante com o cliente, garantindo a qualidade do veículo e assumindo a responsabilidade por possíveis defeitos de fabricação durante um período determinado. Neste artigo, abordaremos como funciona a garantia da montadora, o que ela cobre e o que pode levar à perda da garantia.
O que é a garantia da montadora e o que ela cobre?
A garantia da montadora é oferecida pela fabricante do automóvel para cobrir os custos de reparo ou substituição de peças danificadas. Essas garantias normalmente são válidas a partir da data de compra do veículo e por um período de tempo determinado, que pode variar dependendo do plano escolhido, mas também pode ser encerrada após um certo número de quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.
É comum que a garantia da montadora cubra defeitos nas peças elétricas, eletrônicas e mecânicas, como problemas no motor, falhas no sistema de transmissão, mau funcionamento do sistema elétrico, freios e outras falhas nesse sentido. Também é responsável pela instalação de novas peças.
Tipos de garantia
Existem vários tipos de garantias oferecidas, podendo variar bastante dependendo do país e do fabricante do automóvel. A seguir, listamos alguns exemplos de planos de garantia de montadora:
- Básica: normalmente é garantia padrão oferecida pelas montadoras, a qual é responsável por cobrir diversos tipos de peças que vieram com defeito na fabricação do automóvel. É comum que ele dure entre 1 e 3 anos, dependendo do fabricante.
- Estendida: é quando o comprador do veículo estende a duração da cobertura da garantia básica por um tempo maior ou por uma certa quantidade de quilômetros rodados.
- Componentes/Peças: cobre o mau funcionamento ou defeitos de peças específicas do automóvel, como o sistema de freio e bateria. Esse tipo de garantia é adquirida de maneira separada da garantia básica, sendo optado ou não pelo comprador.
- Pintura: é responsável por cobrir danos relacionados à pintura, como ranhuras, ressecamentos, rachaduras e desbotamentos. Em média, essa garantia dura cerca de 3 a 5 anos, dependendo da montadora.
- Corrosão: pode estar incluída na garantia básica, mas dependendo da montadora é oferecida separadamente. Nessa garantia, a fabricante cobre os danos de corrosão sofridos pelas peças do veículo.
O que faz perder a garantia da montadora?
As principais formas de perder a garantia estão relacionadas à negligência, mau uso ou desgaste natural de determinada peça. A seguir, mostraremos essas situações em mais detalhes:
- Não realizar as manutenções periódicas exigidas pela montadora: caso esse gerenciamento de integridade não ocorra como determinado, a garantia corre riscos de ser cancelada.
- Danos ocasionados por acidentes ou negligência ao usar indevidamente o veículo: utilizar o automóvel sem responsabilidade ao ponto de danificar por falta de cuidados pode resultar perda da garantia.
- Modificações não permitidas pela montadora tendem a invalidar a garantia: acréscimo ou retirada de peças originais, para a adição de produtos de terceiros.
- O uso de combustível irregular: se o comprador usar gasolina adulterada, modificada ou de péssima qualidade, a garantia pode ser invalidada.
Grupo Lider
O Grupo Lider é uma das maiores empresas de venda de veículos do país, com mais de 50 anos de história. A empresa conta com diversas marcas de veículos em seu portfólio, incluindo Volkswagen, Chevrolet, Nissan, Ford, Toyota entre outras. Além disso, o Grupo Lider oferece serviços de manutenção e reparo em oficinas autorizadas pelas montadoras, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados.
Convidamos você a conhecer mais sobre o Grupo Lider e seus serviços acessando o site.
Lá você encontrará informações sobre as marcas e modelos de veículos disponíveis, bem como sobre os serviços de manutenção e reparo oferecidos pelas oficinas autorizadas do Grupo.